O ministro das ferrovias do Reino Unido, Lorde Hendy, reconheceu que os passageiros podem perder a paciência com o governo antes que as mudanças necessárias para consertar o sistema ferroviário sejam implementadas, embora tenha prometido que “depois de anos e anos”, as ações estão a caminho.
Hendy afirmou que o governo está no meio da consulta sobre o plano para a reformulação e unificação da Great British Railways (GBR), com uma legislação prevista para 2025.
Porém, ao mesmo tempo em que enfatizou que mudanças importantes estão acontecendo antes da criação da nova entidade, ele alertou na conferência ferroviária em Londres que levará muitos anos para resolver os problemas do setor.
Questionado sobre quanto tempo os passageiros confiarão nas reformas do governo, diante do aumento das tarifas e dos contínuos problemas de pontualidade, Hendy respondeu: “Suspeito que eles precisem ser mais pacientes do que gostariam, pois consertar a ferrovia leva tempo – mas, na verdade, o que herdamos não está funcionando bem e há problemas de desempenho que levarão algum tempo para serem corrigidos.
“Precisamos corrigi-los o mais rápido possível. Alguns dos operadores do setor público que herdamos não estão funcionando muito bem. Há muito trabalho a ser feito no Northern Rail – posso dizer que o Northern esteve sob propriedade pública por muitos anos, e não foi feito muito a respeito.”
“No geral, há problemas fundamentais de desempenho na ferrovia, um deles é que não há motoristas suficientes. E levará mais tempo para corrigir isso do que gostaríamos – mas é realmente importante começar a resolver isso agora.”
Ele insistiu que “depois de seis anos de estagnação, há uma grande quantidade de progresso acontecendo”.
Hendy afirmou que ele e Andrew Haines, chefe da equipe de transição para a GBR e da Network Rail, estavam frustrados ao falar sobre reformas que não avançavam.
“A coisa mais decepcionante foi a introdução do projeto de lei que mostrava que o governo levava a reforma a sério – mas ele não foi apresentado e não será”, disse Hendy.
Ele destacou que a criação da equipe temporária da GBR significa que “mesmo este ano, haverá pessoas conscientes de que serão responsabilizadas”.
Pela primeira vez em décadas, as diferentes partes da ferrovia – operações, infraestrutura, material rodante – serão gerenciadas de forma integrada. O objetivo não será apenas penalizar financeiramente as falhas e atrasos, mas corrigir problemas passados para que não se repitam.
No entanto, a revisão orçamentária deste ano deve impor cortes severos a setores sem proteção, como o transporte, enquanto recursos são direcionados para defesa e saúde.
Hendy fez essas declarações no domingo, enquanto passageiros enfrentavam tarifas mais altas após o recente aumento das passagens. Ele defendeu o reajuste, afirmando que este foi apenas o segundo aumento abaixo da inflação em 13 anos. Acrescentou ainda que o governo, ao manter serviços deficitários por muito tempo, está agora transferindo mais custos para os passageiros, em vez de sobrecarregar os contribuintes.
Agradecemos ao site The Guardian por servir de referência.
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