Ícone do site Gestão Investidora

Torcedores ainda assistem aos jogos de futebol pela TV, mas agora pelas Smart’s

Torcedores ainda assistem aos jogos de futebol pela TV, mas agora pelas Smart's

Torcedores ainda assistem aos jogos de futebol pela TV, mas agora pelas Smart's

De uns anos para cá, virou rotina você saber que o seu time joga no dia, mas sem saber horário ou onde que vai passar. Isso se deve à divisão das transmissões pelas plataformas. Hora é na Globo, ou na Record, ou no SBT, com também os grandes streamings na jogada, como o YouTube, Amazon Prime e a HBO Max. Apesar de tudo isso, as pessoas seguem se reunindo em frente à TV para acompanhar o futebol, mas sem depender da antena.

De acordo com dados internos do YouTube, cerca de 45%  do tempo de exibição de futebol na plataforma em 2024 veio de TVs conectadas, as famosas smart’s. Esse número vem de uma crescente, já que significou um aumento de 35% em relação ao ano anterior.

Veja as fotos

Crédito: divulgaçãoCrédito: divulgação

Reprodução/Instagram

Reprodução

Galvão Bueno durante a transmissão na Neo Química Arena para sua estreia na Prime VideoReprodução: Amazon Prime Video

Milton Cunha participou da cobertura da abertura das Olimpíadas pela Cazé TV (Reprodução/YouTube)


Além dos serviços de streaming já citados anteriormente, vale mencionar o papel dos canais digitais das grandes emissoras, como o SBT+, Globoplay e Playplus, além dos canais no YouTube.

Além do jeito de consumir está mudando, mas as transmissões também. A Livemode/Cazé TV, por exemplo, foi utilizada pelo YouTube como uma referência de transmissões esportivas gratuitas pela internet. Hit entre os jovens (com 75% do público entre 18 e 44 anos no Paulistão 2025), a emissora online tem uma pegada irreverente e mistura jornalismo com entretenimento. E tem dado resultado.

Quando começou em 2022, a primeira transmissão obteve menos de 300 mil visualizações, enquanto a final do entre Palmeiras e Corinthians em 2025 obteve 6 milhões de aparelhos conectados ao longo da live.

O ecossistema do YouTube vai além da transmissão oficial, com imagens. Para o mesmo derby paulista, a plataforma identificou 11 lives apenas de narração, sem imagens do jogo, com outro número impressionante: 4,5 milhões de visualizações.

Para conteúdos gerais sobre futebol na plataforma, foram mais de 2 bilhões de horas de consumo apenas no Brasil em 2024, com um crescimento de 20% em comparação ao ano anterior.

E isso tudo tem sido testado e aprovado. Segundo a Federação Paulista de Futebol, mais de 79% dos torcedores aprovaram a transmissão do Paulistão pela web. Além de SP, todos os outros estaduais brasileiros neste ano tiveram transmissão pelo YouTube, seja com o Canal Goat, TVs públicas, rádios ou pelas próprias federações.

Apesar de vantagens como não ter que respeitar a grade da TV aberta e de interagir diretamente com o público, o Youtube afirma que tem lutado contra alguns contratempos que ainda afligem as transmissões online.

O delay, por exemplo, tem sido alvo de estudos e de melhorias. Quem nunca assistiu ao jogo e ouviu o grito de gol dos vizinhos antes da bola entrar na rede. A plataforma destaca que isso não tem tirado público das transmissões, que ainda optam pelo YouTube apesard a concorrência da TV aberta.

Outro ponto de atenção foi o citado no começo deste texxto. Como saber onde vai passar o jogo? As partidas de quinta-feira e domingo à noite, que estão fora do tradicional das emissoras, ainda enfrentam alguma dificuldade do público de saber todo o beabá.

A intenção do YouTube é criar essa nova cultura, ainda mais agora com os direitos divididos. Os números não mentem que novos tempos chegaram, e o consumo do esporte está difundido e tem agora na internet como um braço jovem e competitivo.

Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na VivaSorte! Acesse: https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias

Os links e conteúdos apresentados neste espaço são provenientes de fontes externas. Todo o crédito vai para o site originail e seus respectivos autores. Nosso objetivo é apenas facilitar o acesso a informações relevantes e úteis. Agradecemos ao nosso querido Leo Dias e seu Portal.

Estamos no Instagram como @gestaoinvestidora
Veja mais postagens como essa em Fofocas

Sair da versão mobile